FAP preocupada com os estudantes que acabam de chegar ao Ensino Superior

FAP preocupada com os estudantes que acabam de chegar ao Ensino Superior

“Estão colocados, mas desalojados” – Ana Gabriela Cabilhas, Presidente da Federação Académica do Porto

Na semana que os estudantes conhecem as faculdades que os vão acolher nos próximos anos, a Federação Académica do Porto não esconde os desafios que estes terão de enfrentar.

Os pedidos de ajuda com o alojamento multiplicam-se numa caixa de entrada que não consegue acudir todos os estudantes. Os preços elevados mantêm-se, o número de quartos disponíveis está a diminuir com a retoma do turismo e o impacto da presente inflação não é previsível, nomeadamente nas empreitadas das residências já calculadas no PRR. Assim, prolonga-se o problema do alojamento académico, sem fim à vista.

À vulnerabilidade já mencionada, acresce a falta de apoio à saúde mental dos estudantes. É necessário o reforço da contratação de psicólogos para as IES e ainda a integração do Ensino Superior nas estratégias definidas no Programa Nacional para a Saúde Mental. Este é um momento de particular desafio, que requer a integração e adaptação a uma nova cidade e novas rotinas, pelo que nenhum estudante poderá ficar em risco de abandono escolar.

A habitação e a qualidade do ensino, em todas as suas esferas, devem estar asseguradas, mas isso pode ser posto em causa com o financiamento atribuído às IES, que já era insuficiente antes do contexto de inflação atual.

Representante de 27 Associações de Estudantes da Área Metropolitana do Porto e mais de 70 000 estudantes, a Federação Académica do Porto tem vindo a preparar o ano letivo em parceria com todos os associados. «A FAP compromete-se a proporcionar os melhores anos da tua vida, uma experiência única e inesquecível neste Porto de Encontro. Para além de defendermos os teus interesses, garantimos que nunca estarás sozinho, desde o primeiro até ao último dia”, conclui a Presidente.

A Federação Académica do Porto felicita todos os que, a partir de hoje, serão parte integrante da Academia do Porto. As sessões de esclarecimento e receção têm início já na próxima semana, num ano que se espera sem contrariedades pandémicas.