Carta aberta do Movimento Estudantil Nacional ao primeiro-ministro

As Federações e Associações Académicas enviaram ao primeiro-ministro indigitado uma Carta Aberta para apelar à Separação Ministerial da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Hoje, as várias Federações e Associações Académicas do país, divulgaram uma carta aberta ao primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, onde é expresso um apelo urgente à manutenção de um Ministério separado dedicado à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Esta carta destaca a importância estratégica e a necessidade de reconhecimento político desta área fundamental para o desenvolvimento do país. Argumenta-se que a separação ministerial é crucial para assegurar a visibilidade e a eficácia das políticas relacionadas com o Ensino Superior, a Investigação Científica e a Inovação Tecnológica.

As Federações e Associações Académicas subscritoras da carta acreditam firmemente que esta reorganização ministerial é essencial para enfrentar os desafios futuros, como a transição digital, a inovação empresarial e a qualificação dos recursos humanos. Além disso, enfatizam que a manutenção de um Ministério dedicado à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é crucial para o cumprimento dos compromissos nacionais e europeus, incluindo as metas estabelecidas para 2030.

Nesse sentido, foi solicitada uma audiência com Luís Montenegro para discutir mais detalhadamente os pontos levantados na carta e representar a realidade dos estudantes do Ensino Superior, cujo papel é fundamental na construção de um país voltado para a inovação e o progresso científico.

Carta subscrita por:

Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI)

Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa)

Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAV)

Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE)

Associação Académica da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (AAUTAD)

Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg)

Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM)

Associação Académica da Universidade dos Açores (AAUA)

Associação Académica de Coimbra (AAC)

Federação Académica de Lisboa (FAL)

Federação Académica do Porto (FAP)

Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP)