70% dos resíduos produzidos no Queimódromo foram reciclados

O projeto piloto de recolha de resíduos “Não dês barraca. Recicla!”, resultante da parceria entre a Federação Académica do Porto e a Porto Ambiente, implementado este ano no Queimódromo, fecha com balanço extremamente positivo, ao permitir a reciclagem de 68% dos resíduos. A iniciativa, através da qual cada barraquinha era convidada a depositar os seus resíduos na barraca especialmente criada para o efeito, conseguiu envolver todos os participantes num esforço de tornar a Queima das Fitas do Porto a mais sustentável do país.

Ao longo dos diferentes dias, equipas da Porto Ambiente estiveram no local dando apoio não só na recolha de resíduos, como também na limpeza do recinto. No total, foram mais de 32 operacionais, ao longo de 8 dias, envolvidos em ações de sensibilização, gestão de resíduos e limpeza do espaço.

Em termos de quantitativos, destaque para a recolha de mais de 17 toneladas de vidro, que representaram mais de 50% dos resíduos recebidos. Os valores demonstram o acolhimento desta iniciativa por parte de todos os envolvidos e um enorme esforço da parte da FAP que, em conjunto com as equipa da Porto Ambiente, mobilizou uma equipa de 14 voluntários da Comissão Ambiental, para a sensibilização de todos os participantes, de forma a garantir o correto encaminhamento destes resíduos.

A FAP demonstrou, assim, o seu empenho com o compromisso da meta da neutralidade carbónica da cidade para 2030, em linha com os objetivos do Pacto do Porto para o Clima que a instituição subscreveu desde a primeira hora, e com o Pacto da Queima das Fitas do Porto para o Clima, iniciativa pioneira levada a cabo neste ano.