Reunião Geral Queima das Fitas do Porto 2023

A Academia, o Município e demais intervenientes reuniram-se, esta quarta-feira, nos Paços do Concelho, para delinear o plano de uma semana que se pretende mais segura, inovadora e consciente da pegada ambiental. A Queima das Fitas do Porto, que este ano decorre de 7 a 13 de maio, é o maior evento académico a nível nacional e as responsabilidades com a comunidade estudantil e a região não cessam de crescer.

Entre os vários pontos abordados, a Federação Académica do Porto apresentou uma nova disposição do recinto, que conta com mais área útil, uma zona de restauração reforçada e maior oferta cultural, alcançada com a novidade dos 3 palcos disponíveis. A entrada no Queimódromo foi repensada e reestruturada e a resposta à grande afluência de estudantes num curto espaço de tempo será eficaz. Esta mudança foi possível com a alteração da orientação do palco.

Uma das grandes novidades deste ano é a implementação do sistema cashless. Não haverá dinheiro a circular no recinto, o que contribuirá para o aumento da segurança e do conforto, para todos os utilizadores.

Na reunião preparatória, a FAP divulgou, também, as medidas ambientais que constarão no Pacto da Queima das Fitas do Porto para o Clima. Da mitigação de ruído, da gestão de resíduos e da formação e sensibilização ambiental às várias partes envolvidas, são dezenas de compromissos propostos. A desmaterialização da bilhética e a aposta em transportes coletivos gratuitos são já pautas implementadas e que integram o Pacto.

Em concordância com as ambições e mapeamento da cidade, foram delineados o percurso do Cortejo Académico e os locais da Monumental Serenata e da Missa da Bênção das Pastas. A par, foram mencionadas as estratégias de prevenção de comportamentos de risco e de promoção da acessibilidade e inclusão do recinto.

A Presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas, assegurou, assim, que todas as entidades envolvidas estão a trabalhar na mesma direção, agradecendo o compromisso e esforço coletivo na semana mais especial para os estudantes.

Além da direção da FAP e da vereadora da Câmara Muncipal do Porto Catarina Araújo, participaram o adjunto do vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Nuno Matos, e representantes da Polícia Municipal do Porto, da Proteção Civil, da Polícia de Segurança Pública e dos Bombeiros Voluntários, assim como dos departamentos municipais de Mobilidade e Transportes, Planeamento e Gestão Ambiental, Turismo e Comércio, da Porto Ambiente, da Águas e Energia do Porto, da Ágora, da STCP, do Metro, da CP e do INEM.