Federação Académica do Porto alarmada com mobilidade social em Portugal

FAP propõe reforço do contigente prioritário e vai criar um centro de apoio ao estudo na própria sede.

De acordo com o documento agora publicado pela Direção-Geral do Ensino Superior, apenas 44,4% dos alunos carenciados transitaram para o Ensino Superior no ano letivo 2021/2022. O estudo demonstra que o meio socioeconómico em que cada jovem cresce pode ser um fator determinante no acesso ao Ensino Superior, e nos cursos de excelência, isto é, com médias mais altas, apenas 6% dos alunos bolseiros conseguem entrar.

Mais, segundo dados do Centro de Estudos da Federação Académica do Porto (FAP), existem cinco vezes mais bolseiros nas faculdades com médias mais baixas da Academia do Porto, do que nas faculdades com média mais altas. “O Ensino Superior deve combater as desigualdades sociais e ser visto como um elevador social, mas estes dados fazem temer que possa ser reprodutor das desigualdades”, reage Francisco Porto Fernandes, presidente da FAP.

Face aos resultados apresentados, a Federação Académica do Porto tem vindo a alertar que as desigualdades sociais começam bem mais cedo do que no Ensino Superior. Aliás, no último estudo, divulgado pelo Centro de Estudos da FAP, conclui-se que mais de metade dos estudantes, 53%, recorreram a explicações durante o Ensino Secundário. “O facto de mais de metade dos estudantes ter tido explicações no Ensino Secundário é preocupante no que concerne à qualidade da escola pública e faz temer que muitos dos mais desfavorecidos acabam por ficar pelo caminho”, afirma o presidente da FAP.

“É preciso valorizar e investir mais na escola pública que, neste momento, está a falhar”, salienta Francisco Porto Fernandes, “enquanto isso, urge reforçar o recém-criado Contingente Prioritário para Candidatos Beneficiários de Ação Social Escolar (escalão A) com mais vagas, aumentando de 2% para 4% por ciclo de estudos, ou no mínimo 2, se inferior à percentagem proposta”.

Conscientes das claras desigualdades no acesso ao Ensino Superior, um dos projetos da FAP para 2024 é precisamente a criação de um centro de apoio ao estudo direcionado a estudantes carenciados do Ensino Secundário da cidade do Porto. O presidente da FAP explica que “o objetivo é aproximar os estudantes da realidade do Ensino Superior e dar-lhes os meios necessários para entrar no curso pretendido”.