FAP lança livro "O Movimento Estudantil no Porto antes e depois do 25 de Abril"

“O Movimento Estudantil no Porto antes e depois do 25 de Abril” é o nome do livro apresentado pela Federação Académica do Porto, da autoria de João Moreira e com prefácio de Joel Cleto. Em homenagem ao marco histórico dos 50 anos do 25 de Abril, a sessão de apresentação do livro decorreu esta tarde, no Pólo Zero e contou com a presença de João Moreira, autor do livro e licenciado em história e doutorando em Ciências da Educação, Joel Cleto, notável historiador e arqueólogo portuense, e Rui Rio, antigo dirigente estudantil e ex-presidente do PSD e da Câmara Municipal do Porto.

“A educação foi uma das maiores conquistas de Abril. Este livro pretende relembrar o passado e afirmar que os estudantes serão sempre uma voz que defende a liberdade e a educação como pilares fundamentais da Democracia”, sublinhou o presidente da FAP, Francisco Porto Fernandes. A obra conta com os testemunhos, na primeira pessoa, de Augusto Santos Silva, Rui Rio e Ângelo Ramalho, e mergulha nos períodos do regime ditatorial e na fase posterior à revolução na Academia do Porto.

Após a apresentação do livro, os convidados dirigiram-se até à sede da FAP, onde foi inaugurada uma placa em memória a todos os presos, perseguidos, vigiados, suspensos e expulsos durante os anos da ditadura.