Receção ao Caloiro
A Semana de Receção ao Caloiro é o momento que mais representa a integração dos/as novos/as estudantes da nossa Academia. Apesar de não ser o único, é neste que o espírito acolhedor característico da nossa cidade atinge dimensões únicas. Esta integração assume várias dimensões, mas é este evento que abrange a globalidade dos/as estudantes. São 7 as atividades que constituem esta semana são:
-
Serenata de Receção ao Caloiro - É a primeira aproximação daqueles que iniciam o seu percurso no Ensino Superior, sendo este evento protagonizado por vários grupos de fados que orgulhosamente transmitem a emoção da vivência da tradição académica.
-
Dia da Beneficência - O objetivo desta atividade é a recolha de fundos que vão reverter a favor de uma ou mais instituições de solidariedade social da cidade.
-
Noite Negra - É uma atividade que envolve os/as novos/as estudantes das diversas instituições de Ensino Superior da grande área metropolitana do Porto. Consiste numa apresentação, normalmente teatral, aos restantes estudantes da Academia.
-
Cascus Paper - Com o objetivo de dar a conhecer aos/às novos/as estudantes da Academia a cidade que os acolhe, são dinamizadas atividades na baixa do Porto, para que se descubram os seus cantos e encantos.
-
Comboio do Caloiro - Num dia de partilha de experiências, os estudantes da Academia do Porto partem rumo a uma outra cidade. Tendo como elemento principal a boa disposição, os nossos estudantes levam a outras cidades o espírito académico vivido na cidade portuense.
-
Invictus - O Festival de Tunas Femininas da Academia do Porto é a atividade que promove o espírito académico, onde o convívio e a diversão são garantidos.
-
Cortejo da Latada, Juramento e Batismo - É a última atividade da Semana de Receção ao Caloiro que envolve os novos estudantes da Academia do Porto. Os estudantes das diversas instituições desfilam pelas ruas da cidade invicta exultando cânticos e arrastando latas. No final do percurso ocorre juramento e batismo na Fonte dos Leões.