Queima das Fitas do Porto anuncia o rapper catalão Morad

A Queima das Fitas do Porto anuncia o regresso do rapper catalão Morad a Portugal para concerto na festa maior dos estudantes, dia 6 de maio, no Queimódromo. Fenómeno da música urbana, Morad estreia-se a Norte com o seu mais recente disco “Reinsertado 2.0”, onde conta com a colaboração de estrelas internacionais como o francês Gazo e o italiano Baby Gang. Temas como “Lamine” e “Banda” somaram milhões de streams em poucas semanas.

Líder do movimento MDLR (Mec de La Rue), o rapper de 26 anos, de ascendência marroquina, tornou-se no primeiro artista espanhol a ocupar o 1.º e o 2.º lugar, simultaneamente, no Top 50 do Spotify Espanha. Sete anos depois do lançamento do primeiro single “No Son De Calle”, Morad continua a vingar de forma independente, sem o apoio das grandes multinacionais da música, conquistando mais de 12 milhões de ouvintes mensais no Spotify e centenas de milhões de visualizações no YouTube.

Além de Morad, a Queima dos Fitas do Porto anunciou já o regresso dos Xutos & Pontapés, no dia 9 de maio. Oito anos após o último concerto na festa dos estudantes, a mítica banda de rock portuguesa vai celebrar os 47 anos de carreira no Queimódromo.

Com mais de 100 anos de história, estas são as primeiras confirmações da Queima das Fitas do Porto para a edição de 2026. O evento maior da Federação Académica do Porto (FAP) regressa, em maio, para uma semana inteiramente dedicada à tradição académica, com música, entretenimento e muitas surpresas.

 

Sustentabilidade, ação social e acessibilidade

Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, a FAP estabelece, este ano, como meta, superar o recorde histórico de reciclagem alcançado na edição de 2025: 41 toneladas de resíduos reciclados, o equivalente a 85% do total produzido durante a semana académica.

A par da responsabilidade ambiental, a FAP garante a continuidade da oferta de bilhetes a estudantes carenciados, em parceria com os serviços de ação social das Instituições de Ensino Superior da Academia do Porto. Recorde-se que nos estatutos da Federação Académica do Porto, 15% das receitas anuais – provenientes, na sua maioria, da Queima das Fitas do Porto – são destinadas a atividades de cariz social.

A acessibilidade mantém-se igualmente como prioridade, com a presença de Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (ILGP) nas noites da Queima das Fitas do Porto.

Os bilhetes diários para a Queima das Fitas do Porto já estão à venda online.