Propostas da Federação Académica do Porto para o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Atualização

Propostas da Federação Académica do Porto para o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Atualização

A Federação Académica do Porto (FAP) iniciou a sua participação nos processos de consulta pública sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ainda aquando da sua auscultação, em 2020. Depois, participou na consulta pública sobre o PRR em 2021 e, agora, sobre a sua atualização, que reflete um aumento da dotação do plano em cerca de 1,6 mil milhões de euros.

De acordo com o documento colocado em consulta pública, o sistema científico e de Ensino Superior irá beneficiar de um reforço na ordem dos 165 milhões de euros e, por isso, a FAP apresenta um conjunto de considerações e propostas face aos investimentos elegíveis, que se enquadram nas áreas da habitação; qualificações e competências; e transição digital na administração pública.

Assim, a FAP apresenta a sua atualização. Neste âmbito, a FAP afirma as Federações e Associações Académicas e de Estudantes como possíveis beneficiárias/destinatárias dos financiamentos provenientes do PRR, nomeadamente nas áreas do alojamento para estudantes e do programa Impulso Mais Digital.

Por último, a FAP saúda a disponibilização de mais verbas para o setor e enaltece a importância dos investimentos a realizar no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), bem como a aposta nas qualificações e na transição digital, progresso tecnológico e intensificação da transferência de conhecimento para a sociedade e para as empresas.