A Federação Académica do Porto reuniu com os Presidentes do PSD e da JSD

A Federação Académica do Porto reuniu com os Presidentes do PSD e da JSD

A Presidente da Federação Académica, Ana Gabriela Cabilhas, reuniu no passado dia 26 de setembro com o Presidente do PSD, Luís Montenegro, e com o Presidente da JSD, Alexandre Poço, juntamente com os representantes de outras federações e associações académicas.

A FAP começou por apelar à valorização do Ensino Superior, que tem ficado esquecido em comparação com os outros níveis de ensino. No que toca ao alojamento estudantil, e numa altura em que muitos estudantes entraram no Ensino Superior, mas não encontram um lugar onde possam habitar, foram partilhadas preocupações com a execução do PRR até 2026, pelo aumento dos preços das matérias primas na construção civil e pela inflação. A FAP alertou para o risco de abandono escolar associado à falta de alojamento e ao agravamento das condições socioeconómicas das famílias.

No que concerne aos serviços de apoio psicológico nas Instituições de Ensino Superior (IES), a Federação pediu mais psicólogos e o reforço das competências dos serviços de ação social nesta matéria.

Foi relembrado também o subfinanciamento crónico das IES, agravado pela inflação galopante e pelos custos da eletricidade e do gás.

Em cima da mesa de discussão estiveram ainda outros temas como a outorga de doutoramentos nos Institutos Politécnicos e a mudança de designação para Universidades Politécnicas, a falta de apoio aos estudantes com necessidades educativas específicas, o envelhecimento do corpo docente, a importância da inovação pedagógica e a preocupação com a integração na vida ativa dos jovens diplomados, bem como a regulação das taxas e emolumentos das Ordens Profissionais.